terça-feira, 26 de janeiro de 2010

VOLTA ÁS AULAS







Janeiro está terminando, se bem que todos estão ansiosos para o Carnaval, mas antes disso a maior parte da população tem que fazer um "social" nas escolas e universidades de todo o país. A Volta ás Aulas afeta a economia de uma forma que até as crianças se animam para as compras. Existe absurdos para todas as séries no meio educacional.

PRIMÁRIO ( MATERNAL Á 1º ANO)

É uma das listas mais variadas, começa com o básico: cadernos, canetinhas, lapis de cor; e vai até os nomes mais cabeludos: todos os papeis que a Papelaria dispões em diversos tamanhos e formas, massinhas de modelar, tintas e pinceis. Os pais chegam lotados de sacolas no primeiro dia, largam tudo com a professora que coitada tem que enfiar tudo na sua própria casa.
O lado positivo para essa lista é que os pais não precisam comprar mais nada pelo resto do ano, isso só por que viraram praticamente SÓCIOS da papelaria.

ENSINO FUNDAMENTAL I ( 2º ANO Á 5º ANO)

Nessa fase os papeis diversos do primário não são tão necessarios, em compensação a quantidade de cadernos que é usada só não é maior do que a do lapis de cor. Os desenhos são abundantes nos livros e apostilas das crianças, e na maioria a "tia" gosta que sejam coloridos com cores bem vivas, ou seja, carcar BEM o lápis. Borracha e lapis grafite são constantemente perdidos e repostos ao longo do ano.
O lado positivo para essa lista é que os pais não precisam CAÇAR materias muito exoticos como no primário, a papelaria em frente a escola dos filhos geralmente é a que mais recebe dinheiro seu!






ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ANO Á 9º ANO)

O que mata o bolso dos pais nessa idade são os fichários com os mais variados desenhos, já que as mochilas de carrinho são para os menores (de acordo com eles). Depois de um tempo  maior parte dos filhos desiste do fichário e volta ao caderno, dessa vez com 10 materias ou mais, e sempre com o personagem favorito. A quantidade de livros aumenta nessa faixa, assim como as canetas mais diferentes e as réguas, esquadros e transferidores pedidos que raramente são usados.
O lado positivo dessa lista para os pais é que esses materias geralmente não são cobrados logo no inicio das aulas, há um tempo consideravel até o Carnaval para poder ter todos os itens.

ENSINO MÉDIO (1º ANO Á 3º ANO)

Não precisa mais de lista, agora os alunos estão por conta propria, comprar aquilo que é necessario, mas também apostam em coisas mais caras. Lapiseiras variadas, calculadoras cientificas, mochilas e cadernos volumosos são escolhidos sem olhar o preço, afinal uma vantagem em poder escolher. O maior gasto serão livros para vestibular, cursos em contra-periodo e aulas extras, sem contar os seriados e treineiros.
O lado positivo dessa lista para os pais é que a preocupação diminui, se algo faltar será grafite ou folha de fichário, nada estravagante. Essa também é a reta final, o material não é mais problema e sim o conteudo ;)

UNIVERSIDADES (1º Á 4º ANO OU ATÉ 6º ANO)

Para os pais o material não é mais problema, e sim para os alunos. Dependendo do curso os livros custam bem mais caro do que os do colegial ou ginásio, então é nessa hora que as coisas apertam. Juntar com amigos e procurar um bom lugar para a compra é o ideal ;)


O que resta de tudo isso? As amizades, as loucuras, os professores, as viagens, o stress, as ressacas, enfim, uma vida inteira para contar!






Nenhum comentário:

Postar um comentário